quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Afinal é menino ou menina?

Intersexual é a pessoa que nasceu fisicamente entre (inter) o sexo masculino e o feminino, tendo parcial ou completamente desenvolvidos ambos os órgãos sexuais, ou um predominando sobre o outro. No entanto, a ambiguidade física de um intersexual pode não se ficar pelo aspecto visual dos órgãos genitais.
Enquanto condição de nascença, a Intersexualidade pode ser mantida ou alterada. Cada vez mais pessoas e famílias optam por manter essa condição e não se submeterem aos padrões binários rígidos da sociedade. No entanto, esta afirmação da condição de intersexual como mais uma condição sexual normal na nossa sociedade, encontra ainda a oposição, nomeadamente de muitos médicos, que tentam convencer as famílias da necessidade de operarem os seus filhos, sem lhes fornecerem informação completa sobre as vidas intersexuais de hoje.
A heterogeneidade num intersexual, diz respeito ao facto de não existir, numa mesma pessoa/bebé, um alinhamento de todas as características sexuais por um só género, ou seja, não apresentam apenas características sexuais femininas ou masculinas, mas sim as duas. Que características sexuais são essas?
* Cariótipo: organização dos cromossomas sexuais;
* Diferença ao nível das gónadas (ex: ovários, testículos);
* Morfologia genital (ex: lábios, clítoris, pénis);
* Morfofisiologia dos órgãos reprodutores internos ;
* Características sexuais secundárias.
Hoje em dia sabe-se que o facto de se observar uma dessas características não implica que todas as outras estejam presentes.
Na medicina, há a diferenciação entre intersexual falso e verdadeiro. A verdadeira intersexualidade (que é uma condição muito rara) verifica-se quando os dois órgãos sexuais são igualmente bem desenvolvidos, produzindo hormonas sexuais masculinas e femininas. Já na falsa intersexualidade, um dos órgãos tem maior grau de desenvolvimento sobre o outro, sendo predominante. Estas classificações, no entanto, correspondem a uma definição muito restrita e simplesmente morfológica da intersexualidade.
Intersexualidade, enquanto transgenerismo, é uma condição e não uma orientação sexual. Portanto, os intersexuais podem identificar-se como homossexuais, heterossexuais, bissexuais ou assexuais.
A palavra intersexual é preferível ao termo hermafrodita, já bastante estigmatizado, precisamente porque hermafrodita abarca apenas a questão dos órgãos genitais visíveis. Os intersexuais são tidos como transgéneros.

Sem comentários: